01
Quais são as principais causas do problema tributário nas empresas?

• Bitributação (ICMS e PIS/Cofins);

• Falha no sistema e processo de cadastro de produtos;

• Constante mudanças na legislação;

• Complexidade do sistema tributário empresarial;

• Mudanças contábeis internas.

02
Devo optar pela Recuperação Extrajudicial?

Liquidar a dívida da empresa, por meio de técnicas, evitando ajuizamento de processos, redução das taxas bancárias e do valor de financiamento reivindicado pelo credor.

03
Qual é a principais ferramentas para Governança Corporativa?

O Compliance System é um conjunto de componentes que visa estabelecer as melhores práticas para que a organização atue em sintonia com as regras. Por meio deste delimita-se uma série de ações e diretrizes para garantir que a empresa não incorra em atos ilícitos.

04
O trabalho de recuperação de crédito já não é realizado pelo meu contador?

Não, pois o processo de auditoria de crédito tributário realiza uma avaliação dos valores pagos a maior, bem como possíveis pagamentos a menor. Assim, contando com os especialistas nossos especialistas em auditoria fiscal tributária, por meio de nosso software contendo diversos critérios de avaliação realizam uma avaliação minuciosa.

05
Minha empresa tem dívida tributária (Estadual e/ou Federal), posso realizar o trabalho de recuperação de crédito?

Sim. Em muitos casos identificamos que as cobranças tributárias geradas pelas instituições federal ou estadual possuem um valor superior em razão do registro de impostos indevidos. Desta forma, realizamos o processo de auditoria corrigindo o volume de passivo da empresa. Caso ainda exista saldo passivo e mediante avaliação, podemos apresentar estratégias complementares, afinal, é possível desenvolver um conjunto amplo de soluções combinadas que juntas, apresentam um resultado ainda melhor, sendo algumas desta:


● Antecipação de créditos judiciais;

● Parcelamento especial;

● Negociação com a Fazenda Estadual e Fazenda Federal, buscando flexibilidade na aplicação de alternativas legais;

● Pleito de penhora de faturamento da empresa como medida de preservação do caixa; e

● Negociação por meio de dação em pagamento;


06
Caso minha empresa contrate o serviço de recuperação de crédito tributário, isso vai demandar muito tempo dos meus funcionários?

Não, pois devido a tecnologia que possuímos realizamos a integração por meio da procuração eletrônica - única e exclusivamente por consulta (não realizamos qualquer alteração) - permitindo que nossos especialistas em auditoria fiscal tributária possam realizar uma grande avaliação inicial. Com base nestas informações e em contato direto com o contador da empresa realizamos a revisão dos pontos apresentados em relatório, pois acreditamos na filosofia de transferir conhecimento a equipe de nossos clientes para que os processos registrados indevidamente possam ser corrigidos e não gerem mais uma perda financeira aos clientes.

07
Caso o empresário não queira conceder a procuração eletrônica exclusivamente para consulta, não tenho como fazer o serviço?

É possível, mas o prazo aumenta em 60 dias. Para que seja possível prestar o serviço sem a procuração eletrônica o cliente deverá enviar as seguintes informações, sendo elas:


  • XML de notas fiscais de entrada e saída do período referente ao débito aos últimos 5 anos;


  • Extrato de Débitos Fiscais (detalhado) do Rio Grande do Sul, atualizado para que possamos identificar a competência do débito e origem;


  • Extrato de Débitos Fiscais (detalhado) Federal, atualizado para que possamos identificar a competência do débito e origem;
08
Se minha empresa realizar apuração de crédito a receita federal ou estadual vai vir me fiscal?

Tanto a Receita Federal como a Receita Estadual de cada região possui um critério claro para fiscalização das empresas e não existe afetação neste em relação apuração de crédito.


O processo de auditoria de crédito tributário é um processo correto, feito por especialistas, por meio de uma laudo técnico amparado por advogados, contadores e economistas. Além disso, na Re.alltax contamos com seguros para permitir maior conforto aos nossos clientes.

09
Caso eu decida contratar o serviço, qual o tempo para esse processo?

Possuímos um passo-a-passo organizado contendo os melhores especialistas em cada área. Assim, ao recebermos a integração dos documentos eletrônicos em até trinta dias apresentamos os resultados para sua empresa.

10
Como ocorre apresentação dos resultados?

Realizamos em dois modelos integrados, sendo o primeiro o envio de um e-mail contendo todos os relatórios altamente detalhados, laudos e recomendações. Além disso, junto a esse enviamos um vídeo explicando o passo-a-passo para correção com objetivo de transferir conhecimento ao contador da empresa.


Junto a esse modelo realizamos uma reunião virtual com os responsável pela empresa para detalhar os principais pontos identificados, sendo que nesta reunião por parte da Re.alltax estarão o auditor especialistas fiscal tributário, o advogado especialista tributário, demais membros de nossa equipe de suporte.

11
Minha empresa esta com problemas, vejo isso pela queda no faturamento ou mesmo pela falta de dinheiro, mas não consigo saber exatamente como contratar uma consultoria.

Esse é um problema comum entre os empresários, pois muitas vezes nos deparamos olhando para nosso negócio apenas quando ele apresenta falta de dinheiro ou quando o endividamento já é elevado, mas se você não está crescendo já deve se perguntar o que posso fazer para avançar.


Para isso, a Re.group disponibilizou o sistema Diagnóstico Empresarial Re.sk permitindo que cada empresário possa entender qual área poderia trazer maior benefício quando das devidas correções, afinal, para isso haverá investimento de recursos (tempo e dinheiro), sendo escassos.

12
Tenho um volume grande de dívidas com bancos e/ou fornecedores, a Reestruturação da consultoria Re.build pode me ajudar?

Sim, pois contamos com uma equipe multidisciplinar formada por advogados, economistas, contadores e engenheiros. Por meio do modelo de Diagnóstico Empresarial Re.sk, identificamos os principais pontos de atuação permitindo maior velocidade e investimentos mais assertivos.


Nossa equipe possui grande experiência em renegociação de endividamentos elevados, seja com banco ou fornecedores, bem como atua por meio da aquisição de créditos não performances (NPL). Assim, permitindo a liquidação do endividamento por um valor substancialmente menor.

13
Tenho um volume grande de dívidas tributárias, a Reestruturação da consultoria Re.build pode me ajudar?

Com relação a dívida tributária contamos com advogados tributarias e contadores auditores fiscais, que juntos com a unidade Re.alltax e Re.law, integram o time liderado pela Reestruturação Empresarial da Re.build. Desta forma você poderá contar com um time de especialistas apresentando as melhores soluções para o que realmente você precisa, pois nossa filosofia é gerar caixa para empresa de forma sustentável

14
Para quem é indicado a Reestruturação da Consultoria Re.build?

Atendemos diversas empresas no Brasil, somos notoriamente reconhecidos por atender empresas familiares, predominantemente do segmento INDUSTRIAL e AGRONEGÓCIO.  

15
Porque devo contratar a consultoria da Re.build ao invés de uma outra empresa?

Além da grande experiência de nossa equipe, ao qual é um requisito mínimo para essa atividade, em nossa empresa temos como valor a transparência com nossos clientes. Assim, em todos os novos projetos existe um processo de Diagnóstico Empresarial Re.sk contendo mais de 1000 pontos de avaliação do nível de maturidade e melhores práticas. Mediante essa avaliação apresentamos ao cliente as áreas específicas que realmente devem ser trabalhadas, evitando assim, investimento de tempo e dinheiro em áreas que não seriam prioritárias.


Esse é um grande diferencial, pois muitas empresas de consultoria evitam esse confronto tendo em vista que poderá o relatório informar que você não precisa de nossas consultoria neste momento. Isso mesmo, nosso relatório poderá apresentar que você não precisa de nossos serviços em razão do grau de maturidade e comparabilidade com o segmento.

16
Como funciona o modelo de consultoria da Re.build?

Devido a elevada formação e experiência de nossos profissionais, bem como pela formação multidisciplinar (advogado, economista, contador, engenheiro), desenvolvemos uma metodologia integrada entre Gestão de Projetos (PMI), Governança Corporativa (IBGC), Turnaround (TMA), Melhores Práticas Legais (LLM) e Gestão de Riscos (ISO 31000).

17
Como é o dia-a-dia no modelo de consultoria Re.build?

Nosso modelo é divido em quatro grandes etapas que visam permitir o crescimento da organização com modelos sólidos e sustentáveis, afinal, adotamos a metodologia de transferência de conhecimento para que seja possível:


A) DIAGNÓSTICO (Duração média 15-30 dias): por meio do sistema de Diagnóstico Empresarial Re.sk aplicado em sua totalidade, podemos identificar com base em mais de mil pontos de melhores práticas o nível de maturidade da empresa investigada. Desta forma o processo de Reestruturação Empresarial Re.build conta com um nível de excelência na resolução dos principais problemas que o cliente enfrenta. Além disso, nesta etapa realizamos a integração com o Sistema de Aumento de Performance Re.sk. Com essa medita o acompanhamento do dia-a-dia pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer tempo, na palma de sua mão. 


B) RAMPA (Duração média 45-90 dias): Nesta etapa realizamos a integração com o Sistema de Aumento de Performance Re.sk. Com essa medita o acompanhamento do dia-a-dia pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer tempo, na palma de sua mão. Por meio do mapa de riscos e oportunidades gerados pelo sistema de Diagnóstico Empresarial Re.sk nossa equipe multidisciplinar organiza o projeto sob olhar de visão de projetos acelerando as principais oportunidades com dois objetivos principais, sendo eles:

  • Atingir o ponto de equilíbrio financeiro;
  • Geração de caixa estratégico


C) MATURAÇÃO (Duração Média 8-12 meses): Por meio da metodologia de Governança Corporativa, adotamos a integração com o Sistema de Aumento de Performance Re.sk permitindo a condução de forma sistêmica da empresa. Nesta etapa desdobramos os pontos de riscos e oportunidades mapeados pela integração ao sistema. Durante essa etapa o líder do projeto, em conjunto com os profissionais da empresa em reestruturação, por meio de reuniões práticas de ação promovem correções devidamente amparadas pela equipe multidisciplinar da Re.group (advogados, contadores, economistas, engenheiros, psicólogos, entre outros).


D) EXPANSÃO (Duração Média 6-8 meses): Com “trem nos trilhos” passamos a desenvolver uma metodologia de crescimento (Grow). Com base em técnicas de Pesquisa, Inovação e Design Thinking, colocamos em ação o grande trunfo do processo de Reestruturação Empresarial. Com objetivo claro e mapeado por meio de indicadores quantitativos, buscamos o crescimento de novas receitas por meio de novos produtos, serviços e até mesmo negócios. 

18
O modelo de consultoria Re.build utiliza profissionais dentro da empresa em Reestruturação?

Possuímos dois modelos, sendo eles:


PROFISSIONALIZAÇÃO: por meio do modelo de Reestruturação realizamos a profissionalização da organização, inclusive, revisando os profissionais já atuantes por meio de técnicas científicas e psicológicas, com objetivo de formar uma equipe de elevado desempenho. Neste modelo a Re.build adota um líder de projeto, sempre um dos sócios, ao qual contata diretamente os profissionais da recuperando, previamente selecionados no projeto. 


INTEGRAÇÃO: empresas que percebam a necessidade de acelerar o processo e que tenham deficiência de liderança nas áreas financeiras, controladoria ou estratégica, claramente mapeadas pelo Diagnóstico Empresarial Re.sk, bem como pela percepção dos sócios da empresa em reestruturação, a Re.build apresenta um quadro com profissionais certificados que podem desenvolver atividades integralmente dentro da empresa.


19
A Re.build também faz Recuperação Judicial?

Sim, possuímos grande experiência com certificação em Turnaround. Nosso modelo é único, sendo que nos orgulhamos de dizer que nunca tivemos uma única falência, bem como nosso prazo de recuperação médio é menor do que o mercado em razão do modelo. Nosso processo de Recuperação Judicial integra toda estratégia da Reestruturação Empresarial Re.build, bem como o escudo e proteção garantidos pela Re.law. Desta forma contamos com advogados em todas as áreas, bem como economistas, engenheiros, contadores, relações públicas e psicológicos.

20
Todas as empresas podem fazer Recuperação Judicial?

Os segmentos Indústria, Comércio, Serviço e agora também, o Agronegócio podem ingressar com a medida de Recuperação Judicial. Além disso, a nova legislação permite que as empresas do Simples Nacional também realizem o pedido de uma forma mais rápida e com menos custos de controle. 

21
Como posso saber se preciso fazer Recuperação Judicial?

O processo de Recuperação Judicial somente é indicado para empresas que apresentem dívidas bancárias, com fornecedores e/ou com trabalhadores. Além disso, empresas que percebem que precisam se reestruturar, pois ainda te demanda de clientes, mas não tem o recurso financeiro para fazer todas as medidas como uma revisão do quadro de pessoas. A Re.build oferece avaliação a todos os seus possíveis clientes de forma gratuita, afinal, faz-se necessário realizar um estudo prévio das vantagens ou desvantagens dependendo do perfil da empresa e da dívida.

22
Escuto que as empresas que entraram em Recuperação Judicial não tem mais volta, isso é verdade?

O que ocorre é o modelo adotado para recuperar as empresas, pois no modelo Re.build, nunca houve uma única falência. Já no modelo tradicional o empresário vai se deparar com diversas empresas separadas, que muitas vezes tem conflitos de interesse, bem como tornase complexo atuação no grau de interação que esse projeto exige. Para que que possam ter uma ideia, a separação entre a empresa que faz o Pedido de Recuperação Judicial, ou seja, um escritório Jurídico, uma outra empresa que faz o Plano de Recuperação, ou seja, uma consultoria ou escritório de contabilidade, e por fim, uma outra empresa que faz a gestão empresarial, ou seja, uma consultoria. 

23
A Re.finance também realiza financiamento para pessoa física?

Para pessoa física, ainda que esteja ligada a empresa (sócio/família), somente realizamos financiamento e refinanciamento de imóveis com objetivo de ampliar a liquidez da organização, pois o propósito da Re.finance é apoiar no crescimento empresarial.

24
Qual a diferença entre contratar crédito pela Re.finance e outras empresa (Fundos, FIDC, Securitizadoras)?

Na Re.finance não olhamos apenas o processo de tomada de crédito, mas sim, auxiliamos o empresário a entender suas necessidades para, caso necessário, tomar o crédito no volume e taxas mais justas para o seu momento. 

25
É normal uma empresa realizar desconto de títulos todos os meses como rotina?

Não, isso não é correto. Esse é o nosso diferencial, pois estamos comprometidos com o seu crescimento sustentável e o processo de desconto somente deve ser utilizado para crescimentos pontuais (oportunidades) ou para instabilidades do fluxo de caixa momentânea. Fora isso, o modelo correto para essa atividades é o Capital de Giro e/ou Crédito Estruturado visando o equilíbrio da empresa entre curto prazo e longo prazo.

26
Minha empresa só realiza desconto de títulos fazem mais de dois anos, o que posso fazer?

Recomendamos para você realizar uma avaliação de seu empresa por meio do Diagnóstico Empresarial Re.sk de nosso grupo, sendo que liberado uma versão sem custo para revisar um área específica. Acesse por meio do link www.regroup.com.br/diagnostico/ e coloque em práticas as melhorias apresentadas, pois trata-se das melhores práticas em nível internacional desenvolvido por nossos especialistas com base em grandes pesquisas, bem como pela forte atuação no mercado com mais de duas décadas.

27
Estou querendo crédito, mas queria entender melhor qual é o processo, passo-a-passo, desta atividade?

 O processo é simplificado e muito organizando, sendo eles:


  1. Apresentar DEMANDA de forma SIMPLIFICADA;
  2. Enviar DOCUMENTOS INICIAIS;
  3. ENTREVISTA com nossos especialistas.
28
Caso minha empresa opte em contratar crédito pela Re.finance, como envio a DEMANDA de forma SIMPLIFICADA

Você pode enviar pelo e-mail [email protected] descrevendo sua demanda, bem como anexando os documentos iniciais. Caso queira, pode contatar pelo WhatsApp (51) 98645-0000.

29
Já tenho a DEMANDA de forma SIMPLIFICADA, posso enviar os DOCUMENTOS INICIAIS no mesmo pedido?

Sim, pois desta forma reduzimos o tempo de atendimento.

30
Quais os DOCUMENTOS INICIAIS que necessito enviar para complementar o pedido de crédito?

Os documentos são divididos em documentos da empresa e documentos dos sócios, sendo eles:


DA EMPRESA:

  • Faturamento mensal dos últimos 24 meses;
  • Balanço Patrimonial do último ano;
  • Cópia do contrato social (última alteração)
  • Endividamento bancário, caso exista, atualizado;
  • Curva ABC de clientes;
  • Comprovante de residência da empresa;


DOS SÓCIOS:

  • Comprovante de residência do(s) sócio(s)
  • Cópia do RG (CNH) do(s) sócio(s)



31
Agora que já enviei o PEDIDO INICIAL, bem com enviei os DOCUMENTOS INICIAIS. Como faço para realizar a entrevista com os especialistas?

Nossa equipe entrará em contato por e-mail ou telefone celular, conforme sua melhor escolha. Ao contatar, em comum acordo, será agendado uma data e horário para permitir uma conversa em média de 20 minutos. 

32
O que é tratado na ENTREVISTA COM ESPECIALISTA?

Nesta entrevista vamos conversar mais sobre sua empresa, em especial, sobre prazos médios, modelos de venda, sobre os clientes, por fim desejamos entender o seu modelo de governança. Essas informações são importante para que possamos realizar uma defesa de crédito com qualidade, permitindo desta forma a melhor taxa e volume de crédito disponível para sua empresa.

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